quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Fusca. Porquê?

O tema do dia é esse carro que todo mundo conhece e sabe reconhecer na rua. Primeiro carro da Volkswagen, hoje falo sobre o Fusca. Pessoalmente, sou apaixonado por Fuscas - inclusive dirijo um diariamente, com prazer. Enfim, é um tema bem vasto pra mim, e por isso acho que seria injusto um só post pra ele - que seria bem longo, também. Haverão outras oportunidades de falar da minha relação com ele e da História desse carro felomenal. Hoje, falo sobre um aspecto muito peculiar do Fusca: o nome.

Ah, a beleza...
Primeiramente, você já se perguntou se "Fusca" é usado no mundo todo? Tem tanta cara de BR que eu me questionava bastante isso. Até que resolvi procurar no Google e achei respostas... e elas são chocantes.

Como a maioria talvez saiba, o Fusca é um carro alemão, encomendado por Hitler para suprir as necessidades de uma Alemanha pobre e não-mototorizada no pós-Primeira Guerra (de onde a Alemanha saiu com o rabo entre as pernas). Ele queria um carro popular, e daí veio o primeiro nome: Volkswagen, do alemão Volk (povo) e Wagen (carro). Volkswagen: carro do povo.

Mas o Fusca não tinha só nome, como também sobrenome: na sua certidão de nascimento consta Volkswagen Rogério da Silva Volkswagen Sedan. Isso mesmo: SEDAN. Talvez porque, se você não tem um carro, um Fusca seja um Sedan pra você.

Continuando, o Volkswagen Sedan se espalhou pelo mundo nas décadas seguintes, chegando no Brasil na década de 50. E pelo seu formato característico, ganhou vários apelidos ao redor do mundo. Na maioria das vezes, referindo a sua semelhança com um besouro. Por exemplo, na Alemanha é informalmente chamado de Käfer (besouro). Na França, Coccinelle; na Itália, Maggiolino (ambos significam "joaninha" em português). Em Portugal é chamado de Carocha (que significa "escaravelho" em brasileiro). E no Brasil é chamado deee... Fusca.

Ma quê?
Mas QUE RAIOS SIGNIFICA FUSCA? Esse nome vem da abrasileiração do nome alemão: Volkswagen > Volks > Folks, aí trocaram o s e o k de lugar pra ficar mais fácil de falar, e virou Fusca! (Nota: em alguns lugares ao Sul do país se diz também "Fuca"). Mistério resolvido!

Agora você, orgulhoso motorista dessa carro tão charmoso, que atravessou décadas e marcou gerações, pode bater no peito com orgulho e dizer: EU DIRIJO UM SEDAN! E se te chamarem de louco, não hesite em retrucar: "Você sabe o nome de batismo do Fusca?".


E só para referência, deixo aqui o nome do Fus... Volkswagen Sedan em alguns lugares ao redor do mundo, e o link da página da Wikipédia que tem a lista completa:

Alemanha - Käfer (besouro, escaravelho)
Austrália - Dak Dak
Áustria - Kugel Porsche (Porsche Bola)
Bélgica - Keverke (besouro)
Bulgária - Kostenurka (tartaruga)
Canadá - Weevil achei fofo
Chile e Espanha - Escarabajo (escaravelho)
Cuba - Huevito (ovinho) HUEHUEHUEBRBRBR
Dinamarca - Bobble (bolha)
França - Coccinelle (joaninha)
Estados Unidos - Bug ou Beetle
Indonésia - Kodok (sapo)
Itália - Maggiolino (joaninha)
Israel - Hiposhit oh shit
Irã - Fólex Rolex, sqn
Japão - Kabuto-mushi
Portugal - Carocha (escaravelho)
Romênia - Broasca (sapo)
Eslovênia - Hrošč
Turquia - Vosvos

Lista completa

Fontes aqui, aqui e aqui.

Até mais e não pise na parede ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário